28.3 C
Manaus
domingo, junho 21, 2026

Arthur Henrique vence eleição suplementar em Roraima, mas resultado ainda depende de decisão judicial

Conteúdo relacionado

O ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), foi o candidato mais votado na eleição suplementar realizada neste domingo (21) para o Governo de Roraima. A disputa foi convocada após a cassação da chapa eleita em 2022 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e definirá quem comandará o Estado até janeiro de 2027.

Durante a apuração, Arthur Henrique apareceu à frente dos adversários, confirmando o favoritismo apontado pelas pesquisas de boca de urna, que indicavam mais de 60% das intenções de voto.

Apesar da vitória nas urnas, a posse do candidato ainda depende da conclusão de uma disputa judicial envolvendo o registro de sua candidatura. Arthur concorreu sub judice após decisões conflitantes entre o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF). O caso ainda aguarda definição definitiva da Justiça.

A eleição suplementar foi convocada após a cassação definitiva da chapa eleita em 2022 por abuso de poder político e econômico, decisão que levou o TSE a determinar um novo pleito para governador e vice-governador do Estado. O mandato do vencedor será exercido até janeiro de 2027.

Caso a Justiça confirme a validade da candidatura, Arthur Henrique será diplomado e assumirá o comando do Executivo estadual. Se houver decisão contrária, o resultado da eleição poderá sofrer alterações conforme a deliberação dos tribunais superiores.

spot_img

Últimas notícias