Pré-candidato ao Senado participou de encontro com produtores da zona rural de Manaus e recebeu reconhecimento pelos investimentos que fortaleceram a agricultura familiar e a piscicultura
O pré-candidato ao Senado Wilson Lima participou nesta segunda-feira (22/06) de um almoço com produtores rurais do Ramal do 14, no bairro Puraquequara, zona rural de Manaus. Durante o encontro, agricultores e piscicultores manifestaram gratidão pelas ações implementadas durante sua gestão no Governo do Amazonas, destacando o asfaltamento do ramal, os investimentos em assistência técnica, distribuição de alevinos, apoio à produção rural e fortalecimento das feiras do produtor, contribuíram para aumentar a produção, gerar renda e transformar a realidade de centenas de famílias da comunidade.
Ao conversar com os moradores, Wilson ressaltou que o desenvolvimento do interior e das áreas rurais passa por investimentos que garantam melhores condições de produção e comercialização.
“Quero falar da felicidade de poder voltar aqui ao ramal e chegar aqui de carro, em segurança. É claro que ainda temos um caminho muito longo pela frente para dar condições para o produtor, mas temos a plena certeza de que tudo o que fizemos indica que estamos no caminho certo. Quem está em uma área como essa só quer ter a oportunidade de poder produzir. Quer ter o ramal pavimentado, acesso à saúde, educação, assistência técnica e suporte do poder público”, afirmou.
Wilson também destacou a importância estratégica do setor primário para a economia do Amazonas e o potencial das famílias que vivem da produção rural.
“Eu acredito muito no setor primário, porque o nosso povo e a nossa região têm uma vocação muito grande para o setor primário. Não apenas aqui na região metropolitana, mas nos lugares mais distantes desse estado. A agricultura é uma atividade que envolve toda a família e todos dão sua contribuição, reunindo cada vez mais pessoas”, disse.
A região do Ramal do 14 se destaca pela produção de frutas e pela piscicultura. Os produtores realizam mensalmente uma feira organizada pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), comercializando diretamente do produtor para o consumidor, além de contarem com assistência técnica e acompanhamento de órgãos estaduais ligados ao setor primário.
Presidente da Associação de Piscicultores e Agricultores Familiares do Ramal do 14 (Apaf), Raimunda Bittencourt, conhecida como Joana, afirmou que o apoio recebido ao longo dos anos foi fundamental para ampliar a produção e melhorar a renda das famílias.
“Hoje nós conseguimos levar para as nossas feiras uma quantidade de peixe que sai do nosso ramal, tudo isso vindo através das secretarias de governo. Quando recebemos alevinos para os nossos tanques. Hoje eu tenho seis anos de piscicultura, mas eu nunca comprei um alevino sequer porque eu recebi apoio do governo para incentivar a produção, além das hortaliças, criações de aves, temos muito a agradecer”, destacou.
Ela também ressaltou a importância da assistência técnica oferecida pelos órgãos estaduais ligados ao setor primário, com acompanhamento de profissionais de áreas como engenharia de pesca, agronomia e engenharia florestal. Segundo a produtora, esse apoio permitiu que muitos agricultores tivessem acesso a documentos essenciais para a atividade rural, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Carteira do Produtor Primário (CPP), facilitando o acesso a políticas públicas e incentivando o fortalecimento da agricultura familiar na comunidade.
ASSESSORIA – WILSON LIMA
Pedroso de Jesus
92 98259-7463


